top of page

Itália: la dolce vita!

De norte a sul, o “A Bota” nos surpreende por seus contrastes, suas paisagens, cores, sabores e, ao mesmo tempo, por sua simplicidade e imponência remanescente do período romano clássico.


Renda-se ao esplendor dos Alpes italianos



Ao norte, a paisagem alpina nos dará a sensação de estarmos tocando o céu. Essa suntuosa cadeia montanhosa separa a Itália da Eslovênia, Áustria, Suíça, França e do abastado Principado de Mônaco. Ela corta sete regiões italianas: Ligúria, Piemonte, Valle d’Aosta, Lombardia, Trentino-Alto Adige, Veneto (Belluno) e Friuli-Venezia Giulia, cada uma delas com sua peculiaridade.


As sete maravilhas italianas: uma viagem da Ligúria a Friuli-Venezia Giulia


Foto arquivo pessoal: Cinque Terre

Ligúria


Na Ligúria, destaca-se a capital Gênova, porto de partida de grandes navegações, cidade de Cristóvão Colombo e terra do saboroso e perfumado molho pesto, feito com manjericão fresco macerado, pinholi, azeite de oliva, parmesão e sal. Um delicioso clássico da cozinha regional genovesa. Mas não só do pesto vive a Ligúria, suas praias e vilarejos, literalmente pendurados nos penhascos que se debruçam até o mar, são uma atração a parte, em especial o complexo das Cinque Terre: Monterosso, Vernazza, Riomaggiore, Corniglia e Manarola.


O Piemonte, talvez seja considerado o paraíso de uma das mais famosas e raras iguarias italianas, as trufas ou tarturfo em italiano, sendo a trufa negra a mais rara e cara. As trufas são servidas em diversas apresentações, desde molhos para massas e carnes, até omeletes. Lascas in natura raladas na hora, que exalam um perfume único envolvendo uma mistura terrosa e leve nuances de alho. Elas são servidas até em omeletes e doces. Dê-se a oportunidade de desfrutar desse prazer, preferencialmente acompanhado de um dos melhores espumantes da região, a doce Asti.


Foto arquivo pessoal: Canal em Veneza

O Vale da Aosta, é a porta de entrada para o magnífico Mont Blanc.

Embora a Lombardia seja uma das regiões mais industrializadas da Itália, senão a mais, ela também oferece seus encantos. Entre eles, o badalado Lago Como; a magnânima Catedral de Milão, a capital da região e também da moda. Oportunidade para atualizar seu guarda-roupa com as mais novas tendências.


Trentino-Alto Adige, tem como capital a cidade de Trento, de onde provém boa parte dos imigrantes italianos que se estabeleceram no Brasil. Por fazer divisa com a Áustria, tem grande influência germânica, principalmente no idioma e arquitetura, além das paisagens de tirar o fôlego.


A região do Vêneto, tem como capital, “La Serenissima”. Romântica e charmosa cidade de Veneza com seus belos canais, que atraem casais apaixonados e turistas ávidos para descobrir os segredos desta, que já foi a rainha do Mar Adriático. A marca registrada da cidade são as famosas gôndolas, que durante o auge de Veneza eram utilizadas como meio de transporte. Hoje, conduzem visitantes que vivenciam as histórias de cada canto e canal. Na região, ainda, temos o Lago di Garda, maior lago italiano, Verona, a cidade de Romeu e Julieta e Pádova, onde está o Santuário de Santo Antônio.


Foto arquivo pessoal: Basílica de São Marcos - Veneza

Friuli-Venezia Giulia, embora traga Veneza no nome, a região não está associada à charmosa capital do Vêneto, sua capital é Trieste, uma das cidades portuárias mais importantes da Itália. É a parte mais oriental da Itália, que também divide a beleza dos alpes dolomíticos.

Por último, mas não menos importante, temos a região da Emilia Romanha, muito bem representada por sua capital Bolonha, que abriga uma das universidades mais antigas do mundo e continua sendo um polo universitário e cultural até hoje. Por falar em cultura, a região é terra natal do celebrado tenor Luciano Pavarotti e casa da mais famosa escuderia italiana, a Ferrari.


Neste local, é possível vivenciar a experiência de dirigir em uma pista de alta velocidade e performance.


A gastronomia da região também não deixa nada a desejar. É na Emilia Romana que é produzido o saboroso Presunto Parma, que leva o nome da cidade. Em Módena, temos o tradicional e fresquíssimo aceto balsâmico, ou vinagre balsâmico, e o delicioso e original queijo parmesão ou Parmeggiano Reggiano, que demanda no mínimo dois anos de maturação. A região de Módena é perfeita para degustarmos essas iguarias, conhecermos o processo local de produção e interagirmos com os responsáveis pela fabricação dessas delícias.


Planeje a sua próxima viagem com a Vogel! Fale conosco: contato@vogelviagens.com.br ou (41) 9 9863-9829 das 9:00 as 19:00 horas.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page